quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Incontinência Urinária

          Se você já perdeu urina ao tossir, espirrar, caminhar, correr..., é bem provável que você esteja com incontinência urinária (perda involuntária de urina). Mas, por que isso ocorre com algumas pessoas? A resposta é bem simples: na maioria das vezes por fraqueza da musculatura do assoalho pélvico (períneo). E como SEMPRE digo que para todos os problemas há solução: Fisioterapia Uroginecológica!!!
                     Antes de tudo, vamos entender como funciona esse mecanismo normalmente.
           O assoalho pélvico é um grupo de músculos de controle voluntário que se localiza na porção inferior da bacia, especificamente entre as coxas. Essa rede muscular começa no osso púbico (região baixa do abdomen), passa pelas paredes laterais dos ossos da bacia e se dirige para o cóccix (osso no início da fenda que separa as nádegas) como mostra a figura abaixo:




         A bexiga é um órgão elástico, que pode ser enchido e esvaziado. Na maioria das pessoas, há um completo controle sobre esse armazenamento e esvaziamento, o que não ocorre na incontinência. Abaixo, as imagens mostram a bexiga armazenando urina e a bexiga no ato do esvaziamento, respectivamente:



           Reparem que na 1ª imagem os músculos do assoalho pélvico estão contraídos, impedindo que a urina saia. Na 2ª imagem estes músculos estão relaxados, para que ocorra a liberação da urina.
            Já, na incontinência urinária esse mecanismo não ocorre assim, pois os músculos do assoalho pélvico estão fracos, não conseguindo desta forma segurar o esfincter urinário, como mostra a imagem abaixo:



              A partir deste momento, já está mais que indicada a fisioterapia uroginecológica, tendo como objetivo o fortalecimento do assoalho pélvico através de exercícios e com a ajuda de aparelhos para melhor compreensão da  contração muscular.
          Se você sofre deste desagradável problema, não se desespere! Tem solução e a comprovação de excelentes resultados!





Cuide-se! Agende já a sua avaliação!











            
            



Nenhum comentário: